fbpx

Turismo em Brasília é possivel?

Popularmente conhecida como uma cidade sisuda e muito séria, Brasília pode sim ter destinos turísticos para aqueles que vão para a cidade, mas não sabem muito bem o que fazer.

 

Como foi estruturada para o turismo de negócios, algumas pessoas ficam perdidas, apesar dos serviços de alta qualidade oferecidos pelos locais.

 

Como uma capital recente e planejada, a diversidade é a palavra chave da cidade. De atividades de lazer ao ar livre, as atividades nos parques e áreas verdes, opções não faltam para dias mais relaxantes.

 

Atividades culturais em Brasília

A cidade inclui as mais diversas atividades culturais. Dos melhores museus do país até cinemas, shows e casas com músicas ao vivo.

 

A cidade é um caldeirão cultural, e várias das maiores bandas do país nos últimos anos saíram da cena musical de Brasília. De Capital Inicial até o Renato Russo e sua legião urbana, a cidade terá opções para você.

 

O museu do CCBB tem sempre opções gratuitas, incluindo exposições de grandes artistas da cena mundial. De Picasso, Erin Wurn, até obras do MASP, sempre tem uma interessante e única opção nos museus da cidade.

 

Arquitetura e Igrejas em Brasília

 

Outra opção comum para aqueles que buscam o que fazer em brasília são as maravilhosas igrejas da cidade.

 

Algumas opções oferecidas são as seguintes.

 

 

  • Igrejinha N.S. de Fátima
  • Santuário da Mãe Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt
  • Catedral Militar Rainha da Paz
  • Paroquia Nossa Senhora de Fátima
  • Arquidiocese de Brasilia
  • Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida

 

 

Outra opção é o turismo de arquitetura das obras de Niemeyer, além de observar as construções tradicionais da região das embaixadas.

 

Outras opções são quase passagens obrigatórias para quem visita Brasília.

 

Memorial JK

 

Localizado em um dos pontos mais altos de Brasília, o memorial foi construído em cima do lugar que foi feita a primeira missa de Brasília, celebrada à época pelo Arcebispo de São Paulo, Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Mota.

 

A missa foi feita em 3 de maio de 1957, e a inauguração do memorial, feita em 12 de setembro de 1981.

 

Dentro do museu, diversos objetos que simbolizam a vida e carreira de Juscelino Kubitschek. Representando diversos momentos de sua carreira, desde uma carteira de sua infância, até o casaco, a faixa presidencial e inúmeras medalhas.

 

Outro ponto de interesse é o caixão com os restos mortais do ex-presidente. Os fãs de JK não podem perder o museu.

 

Congresso Nacional

O Congresso, que é muito popular nas mídias como a imagem que representa Brasília é um dos destinos obrigatórios.

 

Projetado por Oscar Niemeyer, o congresso é a sede do Poder Legislativo brasileiro. Os blocos em forma de H têm 28 andares e abrigam atividades administrativas. No seu interior, encontra-se um enorme acervo de pinturas e paisagens.

 

Dentro das cúpulas estão os plenários, sendo a cúpula convexa a da Câmara dos Deputados e a cúpula côncava do Senado Federal. Ao redor do edifício principal encontram-se os anexos de cada Casa.

 

Se quiser fazer uma visita, lembre se de marcar com antecedência! Para marcações, entre neste link e se programe.

 

Igrejinha

 

A Igrejinha é oficialmente conhecida como Igreja da Nossa Senhora de Fátima, mas tem vários apelidos, desde Igrejinha da 307/308 Sul, até o mais popular Igrejinha.

 

O local foi o primeiro templo em alvenaria a ser erguido em Brasília, inaugurado em 28 de junho de 1958.

 

Ela foi construída em 100 dias, devido à uma promessa de Sarah Kubitschek, que teve sua filha curada, e queria cumpri-la.

 

Projetada por Oscar Niemeyer, sua arquitetura faz referência a um chapéu de freiras!

 

Em seu interior e na fachada encontram-se azulejos de Athos Bulcão. Os afrescos com bandeirolas e anjos de Alfredo Volpi, foram cobertos por tinta em uma reforma ocorrida na década de 1960

 

Palácio do Alvorada

 

Outro popular ponto de referência da mídia são as residências oficiais da presidência da república. O Palácio é uma das mais importantes edificações para o modernismo arquitetônico.

 

O formato das colunas se provou tão icônico e popular que hoje se encontra no próprio logo da cidade.

 

Pontão

 

O Pontão do Lago Sul é um lugar de diversão, tranquilidade e entretenimento e, Brasília. Com diversos bares, restaurantes e opções de lazer, o local é ponto de encontro para os brasilienses, além de um ponto obrigatório para os visitantes.

 

Com opções de programação cultural e esportiva, o local é um centro de destino, com muito verde, além da segurança encontrada na região.

 

Aproveite as opções constantes de festivais, shows e muito mais.

 

E no final do dia, aproveite para ver o pôr do sol da famosa vista da Torre de TV para a Esplanada dos Ministérios, além da vista especial no mirante, o panorama pelos pés da  Torre é maravilhoso!

 

Não perca tempo e vamos para Brasília?

Aproveite para ler também ...