fbpx

Sul: serras e frio e até praia e calor; curta o verão e inverno sem sair do país

Se antes visitamos o Norte e do Nordeste do Brasil, hoje é dia de descer o país e visitar outra região: o Sul. Se o calor impera na parte de cima do Brasil, embaixo nem sempre é assim. Justamente por isso que turistas podem encontrar opções únicas de lazer e descanso, para curtir um friozinho nos três estados que formam a região.

 

Um pouco sobre a Região Sul

 

  • Composto por 3 estados – Paraná (Curitiba), Rio Grande do Sul (Porto Alegre) e Santa Catarina (Florianópolis);
  • População estimada em 29.439.773 (2016) segundo IBGE;
  • Clima temperado, denominado subtropical;
  • É a região com menor extensão territorial do país.

 

O que fazer por lá?

 

Curtir as serras, tomar um vinho e sentir-se na Europa sem sair do país, em cidades das Serras Gaúcha e Catarinense – com a vantagem de desfrutar da hospitalidade brasileira. Visitar Gramado e Canela (RS), por exemplo, é uma dessas opções de aproveitar uma viagem à europeia sem necessidade de passaporte tampouco visto. Nas cidades gaúchas todos podem aproveitar os belos cenários que incluem paisagens naturais e arquitetura influenciada por italianos e alemães. Além disso, a região é produtora de chocolates, vinhos e cervejas especiais, uma viagem cultural e gastronômica para ninguém colocar defeito.

 

gramado sul

 

Não curte o frio ou quer aproveitar uma praia nas férias? Saiba que o turismo no Sul não vive só de inverno e baixas temperaturas. Lá pode-se encontrar muito mais, pois existem também praias lindíssimas, que podem (e devem) ser frequentadas nas estações mais quentes. Como o verão, que registra temperaturas de mais de 30° facilmente.

 

Um exemplo clássico é Florianópolis. A capital catarinense possui praias deslumbrantes, destinadas a banho, diversão e esportes, como a praia de Joaquina, acostumada a receber campeonatos de surfe. A ilha guarda também bons restaurantes, programas culturais e baladas à noite. Por falar em praia e festa, um dos pontos mais badalados no litoral brasileiro está no Sul, trata-se de Balneário Camboriú, onde muitos estrangeiros, artistas e esportistas visitam e até mantém casas, sem dúvidas é um lugar especial!

 

florianópolis sul

 

Além disso, cidades grandes como Curitiba e Porto Alegre guardam atrações de todo tipo. Cosmopolitas, recebem exposições, shows, festas e oferecem atrações fixas aos clientes como restaurantes, parques e museus diversos. Enfim, é uma região que guarda de tudo para turistas.

 

Quer aproveitar a praia no verão? O Sul tem o Destino Certo para você. Quer aproveitar o frio nas montanhas? Sem problemas, também #éCerto visitar o Sul nessas ocasiões!

Aproveite para ler também ...