fbpx

Pousadas, hotéis ou hostels: qual a diferença de cada acomodação?

Antes de cada viagem, resta sempre a mesma dúvida: qual local iremos ficar? Será que opto por um hotel cinco estrelas ou uma das várias pousadas? Quais as vantagens dos hostels, que cresceram tanto com o tempo? Afinal de contas, você sabe responder qual a diferença entre cada acomodação e quais são as vantagens e defeitos de cada uma?

 

A diferença entre as opções de acomodações não estão somente nos preços. O perfil de cada viajante é determinante para que a escolha seja muito bem realizada. Existem os que gostam de ficar no conforto e na privacidade, mas também existem os que preferem uma troca de experiências com pessoas de todo o mundo, incrementando a viagem com momentos que não estavam planejados.

 

Já escolheu a sua acomodação? Então siga nesse post e entenda a diferença entre pousadas, hotéis, hostels e até mesmo outros diferentes estilos.

 

Hotéis, resorts e hotéis fazenda: conforto em primeiro lugar

 

Para quem busca descansar sem se importar demais com outros problemas, as acomodações estão centradas nessa categoria. Os hotéis são considerados quando oferecem serviço de recepção, estadia temporária (com ou sem alimentação, dependendo de cada um) a partir de quartos individuais e de uso exclusivo dos hóspedes, com cobrança de diária. São categorizados entre 1 a 5 estrelas, sendo 5 a maior classificação possível.

 

Os resorts são hotéis com um detalhe a mais. Neles, há também uma infraestrutura de lazer e entretenimento com serviços de beleza, atividades físicas, recreação e convívio com a natureza no próprio empreendimento. Automaticamente, já são classificados entre 4 e 5 estrelas.

 

Os hotéis fazenda são, basicamente, hotéis que estão localizados em ambiente rural. Neles, é oferecido como entretenimento experiências no campo. São classificados entre 1 a 5 estrelas.

 

Há também mais duas categorias menos conhecidas: cama e café e hotel histórico. No primeiro, a hospedagem é feita em uma residência que tenha no máximo três unidades para uso turístico. É incluso o serviço de café da manhã e limpeza e o dono do local reside ali. O segundo é localizado em uma edificação original ou restaurada, ou que tenha feito parte de fatos históricos.

 

Pousadas, flats e hostels: compartilhando experiências

 

As pousadas como um todo tiram a ideia de apartamento, como é feito em vários hotéis. O seu modelo é horizontal, com no máximo 30 unidades habitacionais e 90 quartos. Contam também com serviços de recepção, alimentação e alojamento temporário, podendo ser em prédio único com até três pavimentos, chalés ou bangalôs. A classificação segue o modelo de 1 a 5 estrelas

 

Os flats são dormitórios que contam com banheiro, sala e cozinha equipados, com um edifício similar a de um condomínio comum, com administração e comercialização integradas. É exigido que tenha serviço de recepção, limpeza e arrumação. São classificados entre 3 a 5 estrelas

 

Os hostels são a novidade do momento. Com o conceito de compartilhamento de experiências, o valor da sua diária é inferior e contam com quartos compartilhados. Muitos desses locais são procurados para quem está de passagem curta, mas também abriga aqueles viajantes que se autodenominam de mochileiros, oferecendo emprego algumas das vezes.

 

Seja lá qual for a sua escolha, a Destino Certo tem todas elas esperando por você. O que está esperando para fazer a sua viagem certa? Entre em contato com um de nossos agentes e prepare-se!

 

Aproveite para ler também ...