fbpx

Monte Verde: um pequeno distrito para muitas histórias

Minas Gerais é um estado que tem de tudo. As tão conhecidas serras escondem encantadoras cachoeiras. As cidades históricas tem como enredo todo o passado brasileiro e suas múltiplas facetas. No meio de uma montanha e fazendo parte do distrito de Camanducaia, está localizada Monte Verde, um pequeno local que irá te proporcionar grandes histórias.

 

Cerca de 166 km de São Paulo, a cidade está isolada no meio de montanhas e de muita natureza da Serra da Mantiqueira. Localizada a 1555 metros de altitude, o destino não parece fazer parte do Brasil por sua temperatura amena. A araucária, árvore típica de climas mais frios e presente no Sul, é parte constante da paisagem da cidade.

 

Conheça um pouco mais sobre esse pequeno (e frio) destino das Minas Gerais. Saiba o que fazer em Monte Verde e como aproveitar a cidade sulmineira.

 

História, alimentação e mais: um ninho europeu no meio da montanha

 

Imagine você viajar para Minas Gerais e encontrar um exemplar da Europa. Você irá achar que está no Sul do Brasil, em Gramado ou em alguma outra cidade com influência do Velho Mundo. Mas fique tranquilo que você não errou. Monte Verde tem características europeias por influência de seus fundadores, que vieram da Letônia.

 

Por isso, além das casas com formato europeu, a alimentação também sofre grande influência. As comidas mineiras se misturam com os aromas do Velho Mundo, tendo opções de prato feitos, rodízio de fondue ou até um eisbein, o prato alemão a base de joelho de porco. É, basicamente, uma forma de encurtar a distância do estado para a Europa.

 

Monte Verde tem como via principal de acesso a rodovia Fernão Dias. Após chegar em Camanducaia, é necessário percorrer mais 30 km. Devido a sua altitude, a estrada é bastante íngreme. Existe a opção de transporte público. Entretanto, é necessário descer na cidade de Camanducaia para posteriormente pegar um ônibus que irá subir até o distrito.

 

 

Conhecendo Monte Verde: o que fazer no distrito

 

O distrito de Monte Verde conta com várias opções, cortada pela avenida principal. Existem fábricas de cerveja, de geleias e outras tantas lojas que irão rechear sua mala. Você pode ser mais detalhista e realizar um city tour, sendo levado as fábricas de chocolate, roda d’água e a Pedra Redonda, que fica a 1900 metros de altitude, com vista para toda a região.

 

O distrito também conta com uma área rural, onde são visitadas fazendas históricas e cidades vizinhas de Joanópolis e São Francisco Xavier em São Paulo e Gonçalves em Minas Gerais, com passagens em cachoeiras e picos. As opções radicais também estão presentes, com tirolesas de 65 metros, quadriciclo em um percurso de 13 km. Há também opções para escalada em um paredão de 8 metros e um circuito de arvorismo de 110 metros.

 

Agora que você sabe que em Minas Gerais há um pedaço da Europa, que tal se preparar para ir à Monte Verde? Separe as malas e fale com um de nossos agentes para aproveitar o máximo do local. O seu destino certo está aqui, na Destino Certo!

Aproveite para ler também ...