fbpx

A Europa brasileira: desbrave o frio de Gramado

É quase que regra que o brasileiro ame o verão e o calor. Mas o frio também tem um lugar garantido nos nossos corações. E se você quer uma experiência quase europeia sem sair do Brasil, sem lugar é em Gramado. Muito frio, chocolate e uma arquitetura que te deixará encantado.

 

Gramado é uma cidadezinha a 115 km de Porto Alegre, localizada no meio da Serra Gaúcha. O acesso é bem fácil e, de quebra, você pode aproveitar as cidades vizinhas. Uma delas, Canela, fica a apenas 7 km de Gramado. Não parece nem mesmo que é uma outra cidade, de tamanha união e proximidade.

 

Se o seu sonho é uma viagem de casal no frio que não permitirá que vocês se desgrudem, você achou sua próxima rota! Conheça um pouco mais da cidade de Gramado.

 

Chegando em Gramado: datas e trajetos

 

O inverno gaúcho é que faz Gramado ser conhecida por todos. Junho, julho e agosto reservam temperaturas mínimas próximas dos 8º C. Também é a época de alta temporada na cidade. Não raramente, temperaturas abaixo de zero aparecem pela cidade, que está localizada a 830 metros de altura. Em agosto, acontece o Festival de Cinema de Gramado, uma das maiores premiações de cinema no Brasil.

 

Mas se você prefere uma temperatura um pouco mais agradável, a melhor data é entre novembro e janeiro. Até mesmo Gramado por ofertar um calor próximo dos 30º C nessa época do ano. Por ser uma cidade turísticas, eventos não faltam durante todo o ano. A partir de novembro, o Natal Luz decora toda a cidade para o feriado de 25 de dezembro. Som, luz e pirotecnia são uma atração à parte no conhecido “maior Natal do Brasil”.

 

Para chegar em Gramado, o melhor trajeto é pegando um avião até Porto Alegre e, posteriormente, contando com o auxílio de um carro ou de ônibus. O aeroporto mais próximo da cidade é de Caxias do Sul, mas Porto Alegre tem uma estrutura melhor e te receberá melhor ao desembarcar.

 

Dali em diante, você tem duas opções: carro alugado ou ônibus de empresa de turismo. A rodoviária de Gramado fica no centro da cidade e recebe ônibus durante todo o dia. Caso opte pelo carro, você terá uma opção para aproveitar a paisagem da serra. De quebra, poderá visitar vários pontos, inclusive Canela, com certa comodidade. Porto Alegre contém várias locadoras, o que pode proporcionar um preço mais em conta.

 

A influência europeia e a culinária

 

A cidade de Gramado foi colonizada no início do século XX por imigrantes alemães e italianos. Dessa forma, as construções e toda a arquitetura da cidade foram fortemente influenciados pelos europeus.

 

Não só a arquitetura foi influenciada pelos imigrantes. Toda a culinária e tradição da cidade tem um toque da Europa. Por vários momentos, você se perde na localização. Parece de fato que você desembarcou em uma cidade do Velho Mundo com tantas referências.

 

Culinária que vai te fazer sair da dieta em segundos. Não são raros os foundes servidos nos restaurantes na cidade, principalmente pelo clima frio. Aquele jantarzinho a dois será sempre bem reforçado com comidas doces e quentes. Mas fugir uma vez ou outra da dieta não vai matar ninguém.

Gramado irá te surpreender do início ao fim da sua viagem e irá reservar momentos únicos juntos do seu par. É certo que você nunca mais vai esquecer esse pedaço da Europa dentro do Brasil. Para conhecer um pouco do frio da cidade e se apaixonar ainda mais, entre em contato com a Destino Certo! Os melhores pacotes para a cidade estão aqui.

Aproveite para ler também ...