fbpx

Charme, cultura, diversão e muita história: conheça algumas cidades históricas do Brasil

O Brasil pode até ser um país novo se comparado a nações europeias ou asiáticas. Mas, ainda assim, nosso país tem muita história em função da mistura de povos e cultura, que junta povos indígenas, africanos e europeus. Outro fator que enriquece a história é a sua vasta extensão e consequente diversidade de biomas, fauna e flora. Muita gente tem vontade de conhecer melhor o Brasil, suas origens e história, e o destino certo para isso são as cidades históricas.

 

Ao longo de todo o país temos ótimos exemplos de cidades históricas, que oferecem uma alternativa de viagem diferente, aliando cultura e educação. Além disso, as cidades antigas em geral trazem um clima diferente de grandes metrópoles. Com maior tranquilidade, um ritmo menos acelerado e construções históricas, que dão um charme maior a esses lugares.

 

#éCerto visitar cidades históricas do Brasil

 

O que não faltam são cidades históricas no Brasil. Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro e outros tantos estados brasileiros oferecem a turistas esses verdadeiros museus a céu aberto. Veja algumas opções para organizar sua próxima viagem:

 

Paraty – RJ

 

paraty cidades históricas do brasil

 

Paraty é um destino mais que especial, pois reúne o charme de uma cidade histórica com praias paradisíacas, além de muito verde, cultura e arte. A pequena e charmosa cidade do litoral fluminense se destaca por oferecer de tudo a seus visitantes, trata-se de um destino obrigatório para todos, principalmente casais.

 

Petrópolis – RJ

 

petrópolis cidades históricas do brasil

 

Se Paraty é uma opção de cidade histórica litorânea, ideal para frequentar no calor, Petrópolis é a opção do estado do Rio para quem curte um friozinho. Localizada na região serrana do estado fluminense, a cidade é encantadora e foi por muito tempo utilizada como um escape da família real da antiga capital federal, o Rio de Janeiro. Por esse motivo, Petrópolis guarda muitas histórias e mansões antigas. Além disso, turistas podem visitar famosas cervejarias da região.

 

Ouro Preto – MG

 

ouro preto cidades históricas do brasil

 

Não há como falar de cidades históricas e não listar Ouro Preto. A antiga capital mineira faz parte de um circuito histórico do estado, que tem em cidades como Ouro Preto, Diamantina, São João Del Rey e Tiradentes um dos pilares do turismo. A cidade de Ouro Preto tem inúmeras obras de arte antiga, arquitetura secular e carrega consigo a tradição do povo mineiro na comida e hospitalidade. Além disso, os arredores da cidade são cheios de natureza, com muitas matas e águas.

 

Olinda – PE

 

olinda cidades históricas do brasil

 

Olinda também é um destino obrigatório para quem gosta de visitar cidades históricas. A antiga capital pernambucana tem o charme da cidade antiga. Aliado a isso, o azul do mar e do clima do litoral pernambucano – uma combinação infalível. Durante o carnaval, a cidade é tomada pela folia, cultura local e principalmente pelo Frevo. Olinda faz uma das maiores festas populares do país junto com Recife, atual capital do estado de Pernambuco.

 

Cultura e aprendizado, aliado à tranquilidade e diversão. Viagens para cidades histórias #éCerto que você voltará mais rico de todas elas!

Aproveite para ler também ...