No interior do Paraná fica o município de Foz do Iguaçu, chamada carinhosamente só de “Foz”. A cidade, que faz fronteira com a Argentina e o Paraguai, atrai turistas do mundo inteiro interessados em conhecer as tão famosas Cataratas do Iguaçu.
Mas elas não são o único atrativo que a cidade tem a oferecer, apesar de serem o principal – afinal, as Cataratas são parte das Sete Maravilhas da Natureza.
Elas precisam estar no primeiro lugar dessa lista, já que são o principal objetivo dos turistas – e merecem toda a atenção recebida. As Cataratas do Iguaçu são o maior conjunto de quedas-d’água do mundo em volume: até 270 cachoeiras ao longo de quase 3 quilômetros.
O acesso às Cataratas pode acontecer pelo Parque Nacional do Iguaçu, em Foz, ou pelo Parque Iguazú, em Puerto Iguazú, na Argentina. O melhor é optar por fazer o passeio nos dois parques, o que é tranquilo para o turista hospedado em Foz do Iguaçu.
Dos mirantes brasileiros a melhor vista do conjunto total de quedas-d’água é melhor, mas pelo lado argentino é possível entrar na Garganta do Diabo, o maior salto dentre as cascatas, com 85 metros de altura. O barulho, a velocidade, a temperatura… a experiência é surreal.
Você já esteve em três lugares ao mesmo tempo? Em Foz do Iguaçu isso é possível! Como a cidade faz fronteira com o Paraguai e a Argentina, ao visitar o Marco das Três Fronteiras você transita entre os três países em questão de segundos.
O Parque das Aves é um parque zoológico arborizado no qual vivem mais de 100 espécies de pássaros, algumas estrangeiras e várias ameaçadas de extinção. O lugar fica na saída do parque nacional, e nele também vivem alguns répteis e borboletas.
O Parque Nacional do Iguaçu oferece várias opções emocionantes e aventuras radicais. No Cânion Iguaçu, operadoras confiáveis proporcionam experiências como rapel e rafting, além dos passeios de barco que vão bem perto da queda das cascatas. As opções de trekking em Foz também são belíssimas.
Outro passeio mágico de Foz do Iguaçu é o Vale dos Dinossauros, ponto turístico formado por uma trilha ao ar livre repleto de dinossauros animatrônicos, que fazem barulho e se movem. Esse é um passeio ideal para crianças, que se surpreendem com os dinos realistas.
Por causa do grande volume de água que respinga constantemente pelas cascatas, arco-íris fazem parte da vista das Cataratas do Iguaçu. O mais surpreendente é que, do Parque Nacional do Iguaçu, é possível ver arco-íris mesmo à noite, se a lua cheia estiver brilhando.
Foz do Iguaçu conta, também com outros passeios incríveis, como o museu de cera e uma excursão pela usina de Itaipu. Os passeios são incríveis e podem ser aproveitados em casal, em família, ou mesmo a sós.
É importante que o turista se planeje para ir à Foz nas melhores épocas para as Cataratas, e também se planeje para economizar na viagem, pesquisando as condições de hospedagem e as melhores oportunidades de passagem com a Destino Certo Turismo.
Já foi a Itália? Percebeu como o verde em Verona é tão...