fbpx

5 estádios brasileiros para se conhecer

Nós já falamos sobre os estádios ingleses, os espanhóis e até mesmo os estádios portugueses que todos os amantes do futebol devem conhecer. Mas como poderíamos falar do esporte mais popular do mundo sem citar o Brasil? O país pentacampeão do mundo conta com gigantes arenas, ainda mais após a Copa do Mundo. Por isso, citaremos cinco estádios brasileiros que devemos conhecer.

 

O futebol desembarcou em terras tupiniquins no final do século XX, com Charles Miller. O inglês trazia junto consigo uma bola e, nos arredores de uma ferrovia em São Paulo, foi o responsável pelos primeiros chutes dados no Brasil. De lá para cá, grandes clubes nasceram e o país se tornou uma referência no esporte. A Copa do Mundo já foi realizada duas vezes por aqui e grandes craques se formaram nos nossos campos.

 

Conheça cinco estádios brasileiros imperdíveis e conheça um pouco mais da história do esporte mais consagrado em terras tupiniquins.

 

1- Estádio Jornalista Mário Filho: para os íntimos, o Maracanã

 

estadios brasileiros maracana

 

Receber o título de O Maior do Mundo não é para qualquer um – e é assim que o Estádio Jornalista Mário Filho, ou melhor, o Maracanã já foi conhecido. Com uma capacidade atual de 78.838 pessoas, o estádio localizado no Rio de Janeiro chegou a receber 199.854 pessoas (!) na final da Copa do Mundo de 1950, vencida pelo Uruguai dentro da nossa casa.

 

Com as normas de segurança, sua capacidade caiu drasticamente, mas isso não diminuiu o maior estádio brasileiro. Inaugurado em 1950, ele foi palco da final da Copa de 1950, de 2014, dos Jogos Olímpicos de 2016 e Pan-Americanos de 2007. Além disso, grandes shows já foram realizados no estádio que é usado pelos times cariocas.

 

2- Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho: o Pacaembu e sua grandeza

 

estadios brasileiros pacaembu

 

Um estádio que é localizado na praça que leva o nome do fundador do futebol no Brasil não pode ser pouca coisa. O Pacaembu, presente no estado de São Paulo, foi inaugurado na década de 40 com a capacidade para 70.000 torcedores. Hoje, são comportados 37.730 espectadores numa área que também abriga um complexo esportivo e o Museu do Futebol.

 

Os paulistas também contam com outros três grandiosos estádios, que fizeram o Pacaembu ser subutilizado: o Morumbi, casa do São Paulo; a Arena Corinthians, do Corinthians; e o Allianz Parque, casa do Palmeiras. O seu uso atual é de eventos de futebol americano e, vez ou outra, de jogos dos times quando seus estádios estão impossibilitados.

 

3- Estádio Governador Magalhães Pinto: o Mineirão além do 7 x 1

 

estadios brasileiros mineirao

 

O Mineirão, localizado entre as montanhas de Minas Gerais, tem o preto, o branco e o azul misturados em suas cores. Por muito tempo casa de Atlético e Cruzeiro, o estádio foi fundado em 1965 e já recebeu 132.834 pessoas. Atualmente, abriga até 61.846 espectadores e ficou marcado negativamente por ser o palco da goleada sofrida pelo Brasil contra a Alemanha na Copa do Mundo de 2014.

 

Fazendo parte do Conjunto Arquitetônico da Pampulha, o Mineirão se tornou parte do Patrimônio da Humanidade junto com o conjunto da região projetada por Oscar Niemeyer. A arena é quinto maior dos estádios brasileiros e já sediou cinco finais de Copa Libertadores, sendo que três delas trouxeram o título para Belo Horizonte.

 

4- Estádio Mané Garrincha: em Brasília também há futebol

 

estadios brasileiros mane garrincha

 

Totalmente reformulado para a Copa do Mundo de 2014, o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha foi praticamente demolido e construído do zero. Com capacidade para 72.788 pessoas, a arena faz parte do Complexo Poliesportivo Ayrton Senna e está situado próximo à Esplanada dos Ministérios.

 

5- Arena das Dunas: um dos mais belos estádios brasileiros

 

estadios brasileiros dunas

 

A Arena das Dunas, localizada em Natal, é um dos mais belos estádios brasileiros. Feito exclusivamente para a Copa do Mundo de 2014, a arena comporta 31.375 pessoas e hoje utiliza-se principalmente de eventos culturais para se manter. As suas formas, inspiradas nas dunas do Rio Grande do Norte, encantam todos os turistas.

 

Ainda existem outros tantos estádios brasileiros a se conhecer, mas você já sabe. Quando o seu destino certo for uma partida de futebol, não há país melhor do que o Brasil. Procure um dos agentes da Destino Certo para conhecer as várias arenas da terra tupiniquim e se encante com o futebol pentacampeão e seus grandes campos.

Aproveite para ler também ...