fbpx

09 destinos imperdíveis no Nordeste brasileiro

Conheça fascinantes pontos turísticos nessa região e vivencie experiências fantásticas em lugares cheios de encantos. 

 

Destino certo

Quem nunca sonhou em desfrutar bem de pertinho das paisagens exuberantes do Nordeste do Brasil? Sol na medida certa, praias com águas cristalinas, aconchego cultural e rica gastronomia são alguns dos motivos que fazem com que esse cantinho especial do país seja destino de muitos viajantes.

De acordo com os dados de uma pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo, no que diz respeito às intenções de viagem do consumidor, 50,7% das pessoas que pretendem viajar nas férias veem no Nordeste o destino desejado.

Se você deseja viver dias incríveis em uma das regiões brasileiras mais ricas em termos de cultura e hospitalidade, confira 9 lugares que vão fazer você se apaixonar. 

 

  • Jericoacoara – Ceará

Ir ao Ceará implica em estar em contato com um verdadeiro paraíso litorâneo. Chamada de “Jeri” para quem se deixou levar por seus encantos, Jericoacoara está localizada a 300 km de Fortaleza, capital do estado.

O que fazer: Não deixe de reservar um fim de tarde para visitar a Duna do Pôr do Sol. Pelo nome, já dá pra saber o que te espera, não é? Outra dica é o passeio de Buggy até Tatajuba, que fica no litoral oeste.

 

Imagem de Jericoacoara, destino de turismo.

 

A Lagoa do Paraíso, Lagoa Azul, Pedra Furada e Árvore da Preguiça também são lugares que valem a pena ser visitados, seja para fazer uma caminhada revigorante, banhar-se ou contemplar a natureza. 

 

  • Trancoso – Bahia

O distrito praiano é uma das atrações paradisíacas do litoral sul da Bahia. Ele fica a 47 km de Porto Seguro a 35 km de Arraial d`Ajuda. Trancoso é um apaixonante vilarejo estilo rústico-chic.

 

Imagem das fitinhas em Trancoso

 

 O que fazer: Logo pela manhã, durante um passeio pelo Quadrado, uma das praças históricas mais importantes do país, você terá a oportunidade de conhecer a pitoresca Igreja São João Batista, que foi construída em 1656. 

 

Imagem da praia de Trancoso

 

Aproveite para visitar o Mirante de Trancoso, de onde você avistará as exuberantes praias dos Nativos e Coqueiros. No Quadrado, você também encontrará opções de lojas e restaurantes que não economizam no charme. 

Quando o assunto é praia, Trancoso não deixa a desejar. Rio da Barra, Itapororoca, Patimirim, Rio Verde, Itaquena e Barra do Rio dos Frades possuem excelente infraestrutura e aquele mar típico de imagens cinematográficas.

 

  • Tibaú do Sul – Rio Grande do Norte

O município abriga a badalada Praia de Pipa, um lugar descontraído, com ruas coloridas e um clima super alto astral. De Natal, capital do estado, são 85 km  de distância. 

O que fazer: As paisagens naturais e urbanas de Pipa são cativantes. O charme de sua infraestrutura atrai turistas do mundo inteiro.  A Baía dos Golfinhos, Praia do Amor e Praia do Madeiro (com suas falésias de tirar o fôlego) compõem a lista das melhores praias do país. 

No cativante centro comercial, você encontrará diversas opções gastronômicas regionais e mundiais, loja de souvenires, galerias de arte e muita gente caminhando pelas ruas de paralelepípedo. O clima jovial de Pipa é um espetáculo a parte. 

 

  • Rio São Francisco – Sergipe

O fantástico Rio São Francisco pode ser apreciado por quem vai até a cidade de Canindé, localizada a 200 km de Aracaju, capital do estado. 

O que fazer: O passeio de barco pelo rio é a principal atração turística do município. O percurso leva até o incrível Cânion do Xingó, onde você pode dar aquele mergulho e absorver toda a vibe positiva que só o Velho Chico tem.

Barquinhos de menor porte levam ao miolo dos cânions, onde as embarcações maiores não conseguem entrar. Você ainda pode fazer stand up nas águas tranquilas, praticar rapel nos cânions e contemplar o pôr do sol em grande estilo. 

 

  • Maragogi – Alagoas

Mar esverdeado e águas límpidas fazem de Maragogi um dos destinos mais procurados por turistas que preferem um ambiente onde possam relaxar em contato com a natureza. O município está localizado a 125 quilômetros de Maceió, capital do estado.

O que fazer: As fantásticas piscinas naturais, conhecidas como Galés ou Taocas, são atrações principais de Maragogi. Mas não espere encontrá-las perto da praia. O único jeito de chegar até essas belezuras é por meio de lancha. 

 

Imagem da praia de Maragogi, Nordeste do Brasil.

Além dos atrativos praianos, não deixe de dedicar um tempo à gastronomia da região e ter acesso aos pratos a base de peixes e frutos do mar. Outro passeio que vale a pena é visitar a casa da Tia Marlene e acompanhar de perto a fabricação dos famosos bolos de goma. 

 

  • Barra de Camaratuba – Paraíba

O vilarejo está localizado a 115 km de João Pessoa, capital do estado e compõe o extremo norte paraibano. A paisagem característica nos mostra os sinais de que estamos na região que divide os estados da Paraíba e Rio Grande do Norte.

O que fazer: Barra de Camaratuba é um lugar intimista, com poucas opções de restaurantes e pousadas. É o cenário ideal para quem deseja paz e calmaria, sem deixar de lado a beleza formada pelas dunas e Mata Atlântica.

 

  • Parnaíba – Piauí

Uma das paisagens mais bonitas do planeta é brasileira e está localizada no estado do Piauí. Parnaíba é o município que faz divisa com o estado do Maranhão, a 333 km de Teresina, capital do Estado.

O que fazer: O Delta do Parnaíba, com seus espelhos d´água, mangues, dunas, lagoas, animais silvestres, rios e praias com paisagens paradisíacas é o grande responsável por fazer do Piauí o estado que abriga uma das mais ricas belezas naturais do globo. 

 

Imagem de Parnaíba, ponto turístico do Nordeste brasileiro

Trata-se de um arquipélago com 2.700 km2, composto de mais de 70 ilhas. No mapa, seu contorno lembra uma mão aberta. O cenário imponente desse verdadeiro espetáculo da natureza vai enriquecer sua viagem. 

 

  • Vale do Catimbau – Pernambuco

Localizado entre o agreste e o sertão pernambucano, O Parque Nacional do Catimbau contempla as cidades de Buíque, Ibimirim e Tupanatinga. É o passeio ideal para quem gosta de um contato mais íntimo com outras formas de natureza além da litorânea. 

O que fazer: Na extensão do parque, é possível fazer passeios pela caatinga, vales, cavernas, encostas, montanhas entre outras belezas naturais. Não deixe de dar uma atenção especial às pinturas rupestres e à formação geológica do local. Você terá uma verdadeira aula de história, geografia e cultura. 

 

  • Carolina – Maranhão

O município, localizado no sul do estado, à margem direita do rio Tocantins, possui diversas cachoeiras que atraem turistas do mundo inteiro. A distância de São Luis, capital do estado é de, aproximadamente, 800 km.

Outra opção é chegar até o local via Palmas, capital do Tocantis, que fica a 500 km de distância. O caminho é consideravelmente longo, mas você verá que cada metro percorrido vai ter valido muito a pena. 

 

Imagem da queda d'água em Carolina

 

O que fazer: O Parque Nacional Chapada das Mesas possui uma paisagem magnífica ornamentada por formações rochosas, cavernas, cânions e cachoeiras imponentes que fazem com que a região seja conhecida região ser conhecida como paraíso das águas.

 

Já escolheu seu destino?

Se a paisagem de cada lugar mencionado desperta na gente aquela vontade de desbravar o Nordeste, imagina tudo isso associado a passagens aéreas com preços e condições de pagamentos acessíveis, seguro viagem, ingressos para passeios, hospedagem e aluguel de carro?

Para te ajudar alçar voos e desbravar esse país tão rico em cultura e natureza, a equipe de profissionais especialistas em roteiros de viagem da Destino Certo está pronta garantir que sua viagem seja inesquecível. Seu sonho de viajar nunca esteve tão próximo de ser realizado.

Aproveite para ler também ...